Na mídia

Problemas na mandíbula

20 maio | 2019

     

 

Você sabia que a mandíbula é um osso da face que pode ser movido mesmo sendo um osso único de toda a região do rosto? Esse osso ajuda na realização de diversas funções do corpo humano como mastigar e falar, mas graças a essa mobilidade também é muito comum que danos faciais aconteçam por causa da mandíbula.

Fortes dores ou dificuldades em movimentar a boca podem ser indícios de uma mandíbula deslocada ou quebrada. Quer entender mais sobre esse tópico? Continue a leitura desse artigo e saiba como identificar os problemas que envolvem esse osso tão importante para nossa rotina.

 

Mandíbula deslocada

O deslocamento da mandíbula é um tipo de traumatismo bastante comum, podendo acontecer das formas mais simples durante o dia a dia. A mandíbula deslocada é o deslocamento da articulação temporomandibular, que ocorre quando uma parte do osso sai da sua posição natural, retendo a boca aberta.

 

*Como acontece?

O quadro pode surgir a partir de algum procedimento dentário, ao bocejar ou até mesmo ao dar uma gargalhada. Além da dor, quando o deslocamento irrompe, a impossibilidade de fechar a boca pode levar ao desenvolvimento de problemas mais graves, como dificuldade em engolir, em falar, e também em deformidades faciais.

 

*Tipos de tratamento

Ao identificar o problema o primeiro passo é buscar a orientação de um profissional dentista – somente ele será capaz de indicar qual será o tratamento correto para a situação.

Existem exercícios musculares capazes de reverter o problema, bem como medicamentos e injeções esclerosantes na ATM (articulação temporomandibular). Se essas técnicas não solucionarem o quadro eventualmente o paciente terá que se submeter a um procedimento cirúrgico.

 

Mandíbula quebrada

Não tão simples quanto o deslocamento, a mandíbula quebrada é um quadro bem mais grave envolvendo esse osso da face. Fraturar ou quebrar a mandíbula pode causar deformidades faciais como perdas ósseas, que se não forem tratadas corretamente levam à consequências graves, sejam elas funcionais ou estéticas.

 

*Como acontece

Ela pode ocorrer através de traumatismos diretos ou indiretos, como acidentes de carro ou moto, quedas ou agressões físicas. O sintoma mais óbvio são as fortes dores na região, mas também podem surgir hematomas, edemas e a produção de saliva em excesso.

 

*Forma de tratamento

Assim como no deslocamento, a ajuda profissional é imprescindível para um tratamento correto relacionado à mandíbula quebrada. Com a orientação do cirurgião dentista será possível diagnosticar o tipo de lesão, sua localização exata, o número de fraturas e prováveis contratempos funcionais.

 

*Existem sequelas?

Mesmo após o tratamento de uma mandíbula fraturada existe a possibilidade de sequelas no paciente. Esse tipo de lesão pode ter complicações como a presença de infecções, a fratura pode se calcificar na posição errada, e também existe a chance de que a mandíbula não se recupere – se mantendo fraturada.

Todas essas situações pós tratamento irão afetar negativamente funções como a fala, a mastigação e o processo de deglutição – restringindo essas práticas.

 

 

Recomendações para ambos os casos

Seja apenas um deslocamento ou uma fatura mais grave, existem alguns cuidados que devem ser tomados após os tratamentos das duas situações que envolvem a mandíbula. Veja como garantir uma recuperação rápida e mais estável:

 

– Mantenha o repouso, não force a região da mandíbula desnecessariamente;

– Corte os alimentos em pedaços menores;

– Evite qualquer tipo de alimento duro;

– Mantenha uma alimentação mais pastosa ou líquida (com isso o movimento da mandíbula necessário para a mastigação será reduzido);

– Evite abrir a boca de forma exagerada;

– Antes de bocejar, coloque o punho sob o queixo – impedindo assim que a boca abra de forma excessiva;

– Realize um acompanhamento periódico com o seu dentista para monitorar a recuperação.

 

Cuide da sua saúde bucal

Sofrer com dores e problemas na mandíbula não é nada agradável – e eles podem levar a condições ainda mais graves sem o tratamento adequado. Fique atento à sua saúde bucal! Dores e incômodos sempre são um sinal de alerta. Procure por um especialista qualificado para te ajudar a cuidar do seu sorriso e a escolher os melhores tratamentos. O consultório do Dr. Sérgio Casarim conta com profissionais altamente capacitados para cuidar de você, desde a prevenção até os procedimentos de grande complexidade. Estrutura completa com equipamentos modernos e atendimento de qualidade para deixar o seu sorriso saudável e bonito.

 

Agende já uma consulta e conheça nossos tratamentos!

< voltar

Posts Relacionados