Na mídia

Como evitar a afta? Confira algumas dicas importantes

14 jan | 2020

     

A afta é um tipo de ferida que surge nas partes internas da boca e, geralmente, causa inchaço e dor. Elas podem surgir bem pequenininhas, mas independente do tamanho, causam certo incômodo na boca. Muitas pessoas sobrem com este problema frequentemente, outras apenas de forma esporádica. O importante é estar sempre atento a sua saúde bucal, evitando que pequenos problemas apareçam ou se tornem mais sérios.
Confira neste texto como se prevenir e cuidar das aftas, mas lembre-se sempre de consultar o seu dentista.

 

O que é a afta?

Muito comum nas áreas em volta da língua e na parte interna da bochecha, elas são pequenas “úlceras”, ovais, com uma cobertura úmida, branca ou amarelada, e que podem medir cerca de um centímetro de diâmetro.

A afta pode se formar sozinha, o que é o mais comum, mas também existe a possibilidade de várias lesões ocorrerem ao mesmo tempo. Além disso, elas podem surgir nos lábios, no céu da boca e na garganta.

As aftas normalmente duram entre 7 e 10 dias, entretanto, se a lesão demorar a cicatrizar ou várias aftas se formarem repetidamente, é preciso procurar atendimento médico para descobrir o motivo.

É importante ressaltar ainda que as aftas costumam ser confundidas com as herpes labiais, no entanto a herpes surge através de um vírus, já as aftas dependem de outros fatores e não são contagiosas.

 

O que causa a afta?

Não se sabe ao certo quais são as causas desse tipo de lesão, mas existem alguns elementos que podem explicar o surgimento da afta em um indivíduo:

-morder a língua;

-má higiene bucal;

-stress e ansiedade;

-doenças autoimune;

-lesões por uso de aparelho ortodôntico;

-ingestão de alimentos ácidos e cítricos.

 

Tipos de afta

Existem três tipos de afta: a Estomatite aftosa menor, a Estomatite Aftosa Maior e a Estomatite Aftosa Herpetiforme. Elas variam apenas em tamanho e o tempo em que levam para cicatrizarem.

Também existem outras variações do problema:

— aftas traumáticas, que ocorrem quando um aparelho ou prótese nos dentes acaba por ferir alguma região da parte interna da boca;

— aftas alérgicas: que são lesões derivadas de reações alérgicas da pessoa a um tipo de alimento ou remédio.

 

Tratamento e prevenção

Em situações normais, a afta pequena não exige tratamento e desaparece sozinha no prazo de até 10 dias. No geral, não é necessário nenhum tipo de tratamento específico.

Se o paciente sentir muita dor, o dentista pode receitar pomadas ou realizar procedimentos para aliviar o incômodo no local. Podem ser indicados também: bochechos para aliviar uma eventual dificuldade de deglutição, ou até mesmo remédios anti- inflamatórios. Porém, isso pode variar, cada caso precisa ser analisado pelo profissional especializado, afinal cada paciente possui suas particularidades..

Evitar os alimentos ácidos, enquanto está sofrendo com a afta, é uma dica importante, além do uso de cubos de gelo, que também podem amenizar a dor nas áreas afetadas.

 

Como sempre, o melhor remédio para um problema é se prevenir. Uma boa higiene bucal, com a realização de todas as etapas de limpeza, ao menos 3 vezes ao dia, é fundamental para deixar sua boca livre de bactérias e consequentemente, evitando quaisquer tipos de aftas, inflamações e problemas mais graves.

Uma rotina balanceada de alimentos ricos em vitaminas e com menos açúcares também é um grande diferencial na busca por uma boca mais saudável.

Portanto, para reforçar, busque sempre:

  • ter uma rotina de higiene bucal correta
  • evite consumir muito açúcar ou alimentos ácidos
  • visite seu dentista de forma regular

 

Essas ações vão te ajudar tanto para a prevenção da afta, quanto para a melhoria da sua saúde como um todo.

 

Algumas orientações:

Se caso você perceber um tamanho atípico para sua afta, normalmente em uma grande região da boca; episódios frequentes de muitas aftas; ou que elas estejam impedindo que seu processo de deglutição ocorra normalmente – procure um profissional dentista o mais rápido possível.
As aftas são problemas de fácil tratamento, mas se algo parecer fora do normal, a recomendação é não adiar a avaliação do seu dentista.

 

Agende já uma consulta!

O consultório Dr. Sérgio Casarim conta com profissionais altamente capacitados para cuidar da sua saúde bucal, desde a prevenção, problemas mais simples até complexidades dentárias. Lá você encontra equipamentos modernos e atendimento de qualidade para deixar o seu sorriso bonito e saudável. Agende sua consulta.

< voltar

Posts Relacionados