Na mídia

A importância de escovar a língua

03 jun | 2019

     

O processo de escovação já está no automático para grande parte das pessoas. Aprendemos desde cedo como escovar os dentes e essa rotina é costumeira após as refeições. Porém, muita gente se esquece de uma parcela importante dessa higienização: a língua!

Local que pode abrigar restos de alimento e, consequentemente, bactérias, para permanecer saudável é preciso escovar a língua todos os dias, única forma de alcançar a saúde bucal completa. Entenda mais sobre esse tema:

 

Você sabia?

A língua é uma grande aliada do processo de mastigação, e graças aos seus aspectos “rugosos”, se não cuidada direito pode abrigar diversas bactérias, o que pode levar ao aparecimento de problemas muito mais graves na região.

A língua é responsável por acionar o paladar, já que a comida introduzida na boca ativa os receptores das papilas gustativas, que despertam os estímulos do nosso sistema nervoso. Por ser tão importante durante a alimentação é que o cuidado com a língua não deve ser deixado de lado.

A aparência saudável de uma língua é a cor rosada e textura macia. Crostas esbranquiçadas são um sinal de alerta, já que indica a presença de biofilme lingual, conhecida popularmente como saburra.

 

Como limpar a língua corretamente

Para higienizar de forma adequada esse órgão são necessários alguns objetos. A escova de dentes normal não é o mais eficiente: ela realiza a limpeza de maneira mais “geral”, ela consegue limpar mas não retira a crosta branca completamente, já que não foi criada para este fim.

A limpeza correta da língua exige um utensílio chamado raspador. Criado com o objetivo de limpar somente a língua, o acessório possui as funcionalidades necessárias para limpar essa parte da boca, além de tamanho e formato ideais para a remoção da saburra.

 

 

4 vantagens que a escovação da língua oferece

Uma língua rosada é sinônimo de bem estar e de uma boca saudável. Veja 4 motivos que comprovam a importância da língua em questões que você nem imagina!

 

1- O fim da saburra

A crosta branca que comumente surge na língua é a conhecida saburra bucal. Ela consiste em uma massa que mistura células que descamaram da região, com mucosidade natural e bactérias oriundas de restos da alimentação.

A saburra pode ser uma das grandes causadoras do mau hálito nas pessoas. Mas para acabar com ela é simples: escove a língua com frequência! A retirada das sobras de alimento vai impedir que essa massa se forme e acumule na língua.

 

2- Preserva o fluxo da saliva

O acúmulo de sujeira na boca gera um excesso de descamação no epitélio do muco bucal, e em consequência, a redução do fluxo salivar. Responsável em proteger os dentes, mantendo a boca moderadamente limpa de forma natural, a função da saliva precisa ser garantida.

Ao ter o processo de produção da saliva alterado, diversos problemas podem surgir. Mais um motivo para eliminar todos restos de alimento indesejado da sua língua, através da escovação.

 

3- Impede a aparição de cáries

Ao deixar de escovar a língua, a saburra só vai se acumular cada vez mais, e combinadas com a redução do fluxo de saliva na boca, as chances de que uma tão indesejável cárie apareça são imensas.

Proteja sua boca: escove sua língua durante todas as escovações dos dentes, após as refeições, e assim evite que cáries ou outros fungos e bactérias se proliferem.

 

4- Dê adeus ao mau hálito!

A halitose, mais conhecida entre as pessoas como mau hálito, é uma condição muito séria, que vai muito além do que somente um cheiro desagradável. A causa desse problema é a concentração de saburra na língua. Situação que pode ser combatida com o simples hábito da escovação.

 

Evite complicações

Como vimos nos tópicos acima, o estado e aparência da língua é essencial para uma saúde bucal plena. Além de ser saudável, uma língua rosada e limpinha vai ajudar na autoestima, já que impede o mau hálito e os constrangimentos que podem vir dessa situação.

Uma língua de tonalidade escura também pode ser sinal de que suas papilas gustativas estão entupidas! Levando a um estado bem mais grave, e em casos mais radicais, até mesmo uma aparência “com pêlos” pode surgir.

 

Cuide de você!

Fique mais atento à sua saúde bucal: não se esqueça de órgãos importantes como a língua. Para cuidar de todos os aspectos do seu sorriso, procure por um profissional qualificado, o Dr. Sérgio Casarim possui experiência em diversos campos da Ortodontia.

Agende já uma consulta!

< voltar

Posts Relacionados