Na mídia

Tudo sobre o tártaro: um mal que pode levar a problemas bucais maiores

23 abr | 2021

     

 

O tártaro é uma das mais conhecidas doenças que atingem a região bucal. Mas existem pergunta a serem respondidas:

  • Como e por quê esse distúrbio se desenvolve?
  • De que forma ele deve ser tratado?
  • Como o tártaro pode ser evitado?
  • Quais são as consequências dessa doença?

Para obter as respostas e saber mais sobre o assunto (e como se prevenir), confira as seguintes informações que seguem neste artigo.

 

Acúmulo de placa bacteriana

O tártaro tem origem no acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes. Quando essa placa não é retirada corretamente, com a devida higienização da área, ela tende a endurecer. A crosta amarelada que surge é chamada de tártaro.

 

Evitar o tártaro

Assim como é indicado nos casos de outras doenças bucais, o tártaro pode ser prevenido com um cotidiano de limpeza disciplinada dos dentes. Mas há um porém: se a pessoa já tem o tártaro, intensificar a limpeza da boca não é suficiente. A cor amarelada gerada pela doença não pode ser retirada com uma escovação dedicada. É necessária a busca por um profissional, que fará a avaliação do paciente.

O ortodontista é um profissional ideal para fazer esse tipo de trabalho e auxiliar a pessoa no que ela precisar.

 

Depois do diagnóstico…

Diversas medidas podem ser adotadas, uma vez que é feito o diagnóstico do tártaro.

Uma dessas soluções é a raspagem, ou seja, uma remoção de toda aquela placa cheia de bactérias.

Lembrando sempre, que uma vez que o paciente saia do consultório, ele deve seguir uma rotina de cuidados em casa para prolongar os efeitos do tratamento. Escovar os dentes após cada uma das refeições, usar enxaguante bucal e fio dental são as medidas aconselhadas para uma limpeza realmente eficaz da região bucal.

 

E nos casos avançados, o que acontece?

Pois é, nem sempre a situação do paciente se resolve de maneira tão simples como descrito acima.  Existem casos mais graves de tártaro, que exigem intervenções mais radicais na região da boca.

A cirurgia de remoção, em algumas pessoas, pode ser necessária. Ela pode acontecer quando a placa bacteriana ultrapassa a região da gengiva.

O tártaro nesse patamar elevado, pode requerer a exposição das raízes dos dentes, para que a raspagem seja mais efetiva. Por isso, a intervenção cirúrgica é realizada.

 

O que acontece quando o tártaro prejudica a gengiva

O tártaro pode favorecer o surgimento do sangramento gengival. Sempre que ocorre esse tipo de fenômeno com frequência, é necessária a procura por um profissional especializado.

No caso do tártaro, ele pode gerar sangramento na gengiva, por conta justamente do acúmulo de placa bacteriana.

Esse quadro pode ser de gengivite, um tipo de inflamação. E na falta da procura por um atendimento adequado, pode evoluir para a periodontite.

Aí as coisas ficam mais sérias.

 

Sobre a periodontite

A periodontite é um estágio mais avançado da gengivite. É uma doença bacteriana e infecciosa que alcança os tecidos de suporte do dente. Uma das consequências da periodontite, é a perda do osso em torno do dente, principalmente na região da raiz.

Com os tecidos de suporte afetados, os dentes podem passar a ter mobilidade. Na pior das situações, os dentes podem ser até serem perdidos.

Mais uma vez, reforçamos a importância da limpeza bucal. Como já está descrito acima, quando o paciente já tem tártaro, somente os cuidados com a região da boca não serão suficientes para o tratamento da doença. Mas seguir hábitos de higiene na área, pode evitar que a placa endurecida passe da divisão da gengiva.

 

E as soluções caseiras?

Quando falamos de qualquer tipo de mal, existe um sem fim de receitas caseiras para curar o mal estar. No caso do tártaro, não é diferente.

Bicarbonato e diversos outros produtos podem não apenas serem inúteis para resolver a situação, como ainda prejudicar a situação do paciente.

Forçar na escovação dos dentes também não vai acabar com o tártaro.

Lembramos: Sempre procure a avaliação de um profissional sério e competente para ajudar você a resolver o seu problema.

 

A ortodontia é a solução!

É recomendável procurar um profissional qualificado para te ajudar a escolher o melhor tratamento ortodôntico. O Dr. Paulo Renato e o Dr. Sérgio Casarim contam com vasta experiência em diversos campos da Ortodontia. Agende já sua consulta!

< voltar

Posts Relacionados