Na mídia

Dicas de limpeza para quem usa aparelho

23 mar | 2018

     

Ainda que algumas pessoas pensem que usar aparelho seja algo incômodo, ele é fundamental para corrigir problemas que afetam nossa saúde bucal. Cuidar dos dentes é essencial, melhora a autoestima e evita complicações mais sérias no futuro.

Se você está em um tratamento, é preciso, além de compromisso, prestar ainda mais atenção na hora da higiene. Fazer a limpeza adequada auxilia não só a ter dentes mais brancos e fortes, mas também proporciona uma maior eficiência no processo de correção da má oclusão. Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas dicas de limpeza para os aparelhos ortodônticos:

1) Procure por escovas específicas para aparelhos

Não há problema em utilizar a escova convencional na hora da higiene bucal, mas, para obter um resultado ainda mais satisfatório, existem as escovas ortodônticas. São escovas próprias, especiais, com um formato diferenciado e específico para atingir os bráquetes e fios. A limpeza se torna um pouco mais demorada, pois precisa alcançar todos os cantinhos do aparelho, mas será bastante completa no final.

2) Vá com calma e não tenha pressa

É comum (mas não recomendado) que, na correria do dia a dia, passemos pela escovação de maneira apressada, não dando o devido cuidado para os dentes. Quem usa aparelho, no entanto, precisa evitar esse comportamento. Além de correr o risco de machucar os dentes e gengiva, a limpeza pode não ser tão eficiente. Portanto, na hora da higienização, tenha calma, separe os materiais e retire qualquer parte removível do aparelho para fazer a limpeza perfeita.

3) Utilize um passa fio

Você está cansado de saber da importância do fio dental para a saúde bucal, mas, para quem está com o aparelho, utilizá-lo é uma tarefa mais complicada e demorada. Para que você não fique sem o uso do fio dental, a dica é comprar um passa fio – um item de plástico enrijecido que conduz o fio dental entre os dentes e bráquetes.

4) Não esqueça da limpeza profissional

De tempos em tempos (cerca de 6 meses), é importante você visitar seu ortodontista para realizar a limpeza profissional dos seus dentes, juntamente com o aparelho. Esse tratamento vai atingir cada ponto da sua boca, proporcionando uma limpeza ainda mais profunda e eficiente!

5) Fale sempre com o seu ortodontista

Em caso de dúvidas ou mesmo informações sobre produtos que podem ajudar a sua saúde bucal, mantenha contato constante com seu ortodontista. Estar sempre atento ao seu tratamento é um dos pontos fortes para que você seja bem-sucedido ao final do processo. Portanto, cuide-se!

 

Se precisar de mais detalhes sobre tratamentos ortodônticos, a clínica Dr. Sérgio Casarim está à disposição para ajudar você. Entre em contato agora mesmo pelo telefone (32) 3015-0204 ou mande uma mensagem em nosso Facebook!

< voltar

Posts Relacionados