Na mídia

A estética bucal como influência direta na autoestima

04 ago | 2017

     

Ter um sorriso perfeito é uma das conquistas pessoais que podem influenciar diretamente no bem-estar de alguém. Esse sorriso abrange, em primeiro lugar, claro, a saúde da boca. Uma vez que bem cuidados e protegidos, os dentes e a oclusão não apresentarão problemas para aquela pessoa, evitando constantes idas ao dentista para tratamentos corretivos que, eventualmente, podem ser incômodos. Além disso, a estética bucal é também beneficiada. É inegável a sensação positiva que temos ao receber de alguém um lindo sorriso. Já imaginou proporcionar esse sentimento às pessoas ao seu redor?

Em 2014, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicou uma pesquisa onde demonstrou que o sorriso e o estado dos dentes influenciam diretamente nas relações sociais e na autoestima. A universidade reuniu milhares de adolescentes para o estudo, apontando que jovens com problemas nos dentes sentiam maior dificuldade ao sorrir, preocupados com os que os outros pensariam do visual.

A revista norte-americana American JournalofOrthodontics&DentofacialOrthopedicspublicou emuma edição a pesquisa sobre “sorrisos ideais”. Entre os dados apresentados, ela afirma que sorrisos bonitos têm maior chance de efetivação em uma área de trabalho.

Temos como cultura a frase onde “a primeira impressão é a que fica”. E, como muitos gostam de dizer, o sorriso é nossa porta de entrada, por isso é essencial o cuidado com os dentes e a saúde bucal. Nesse sentido, cuidar da estética passa a ser importante para sermos bem recebidos pelo outro, além de nos mantermos mais animados, felizes com a aparência e com a autoestima lá em cima.

Tenha, portanto, a preocupação constante com seu sorriso e seus dentes. Começar pelos cuidados básicos já podem garantir uma saúde e estética de qualidade: boa escovação, uso do fio dental e cuidados com a alimentação. Caso os problemas sejam um pouco maiores e você queira corrigi-los, a solução está nos tratamentos estéticos. Alguns são conhecidos do grande público, outros, mais modernos, também podem ajudar, além de amenizar no impacto visual de seu uso constante.

Veja abaixo como o consultório de Ortodontia do Dr. Sérgio Casarim auxilia seus pacientes com os melhores tratamentos na área de estética bucal:

Aparelho tradicional
Você pode optar pelo modelo convencional de aparelho, fixo nos dentes. No entanto, atualmente há opções diferenciadas que podem aliviar no visual do seu sorriso ou diminuir as visitas ao dentista ao longo do tratamento.

  • Bráquetes estéticos: minimiza o “sorriso metálico”, pois seu material traz uma transparência diferenciada.
  • Bráquetesautoligados: em conjunto com fios especiais não possuem aquela “borrachinha” comum dos aparelhos básicos. Esses fios são mais leves e biológicos, o que pode, em alguns casos, gerar um tratamento rápido e com visitas menos frequentes ao consultório.

Aparelho lingual
Muita gente foge do uso de aparelhos por conta dos “ferros”que ficam expostos na frente dos dentes, atrapalhando diretamente o sorriso. Neste tipo de tratamento, no entanto, o aparelho é fixado na parte de trás dos dentes e tem o mesmo efeito de correção do tradicional sem comprometer a estética do sorriso.

Invisalign®,OrthoAligner® e outros Alinhadores
Tratamento moderno, que consiste na criação de alinhadores moldados exatamente e exclusivamente para a boca de cada paciente. São móveis, transparentes, confortáveis e permite que você visualize o resultado final por meio de computação 3D antes mesmo de iniciar seu tratamento. Trata-se de um programa recheado de vantagens!

Clareamento dental
Procedimento simples que pode modificar o sorriso do paciente. Nesse tratamento, utiliza-se uma moldeira para os dentes superiores e outra para os inferiores com um gel clareador. O processo de clareamento varia entre duas e quatro semanas. Além deste tipo de clareamento, existe também o realizado no próprio consultório de dentista onde uma ou duas sessões são suficientes para o clareamento.

Procure auxílio. Cuide de você!

Não deixe para depois. Os cuidados com sua boca e seu sorriso devem ser prioridade, especialmente pelos reflexos e impactos na área social. Caso você tenha alguma dúvida ou gostaria de mais detalhes sobre os tratamentos estéticos, entre em contato com o Dr. Sérgio Casarim no telefone (32) 3015-0204 ou pelas redes sociais Facebook e Instagram!

< voltar

Posts Relacionados