Em algum momento da sua vida, você já deve ter aprendido ou ouvido do seu dentista de confiança a importância de escovar a língua. Você tem esse hábito? É muito importante não ignorar essa etapa na hora da escovação, uma vez que ela pode gerar problemas no futuro para a sua saúde bucal.
Para explicar melhor sobre a “saúde” da língua, dê uma olhada no espelho. Ela está rosada e bem lisa? Se sim, a língua está bem cuidada. Caso ela apresente um visual descamado, esbranquiçado, é preciso ligar um alerta.
Veja alguns benefícios da escovação da língua e pratique agora mesmo:
O mau hálito é um problema grave, que precisa ser tratado até pelo desconforto com as outras pessoas que estão ao seu redor. Com o hábito de escovar a língua, você combate o problema ou aumenta os níveis de proteção contra essa situação tão incômoda.
Você já deve ter percebido uma camada branca em sua língua. Ela é chamada de saburra lingual e é composta por células descamadas, bactérias e muco. Além do mau hálito que ela pode desenvolver, a saburra causa um aspecto ruim para a boca. Pratique a escovação da língua para mantê-la longe!
A saliva é muito importante para manter os dentes superficialmente limpos e protegidos de forma natural. Com a língua acumulando muita sujeira, o fluxo de saliva pode diminuir na boca, deixando os dentes expostos. Evite esse problema escovando a língua corretamente.
A cárie é um dos maiores vilões dos nossos dentes e pode ser causada por diversas situações. Uma delas está relacionada com a língua. Como dissemos no tópico acima, quando acontece a diminuição do fluxo de saliva, os dentes ficam sem proteção e a chegada desse temido problema passa a ser inevitável.
Procure o seu dentista de confiança para fazer uma análise da situação de sua língua, especialmente se você não tem o hábito de escova-la ou tem dúvidas de como fazer corretamente. É muito importante manter contato com um profissional e cuidar bem de seus dentes!