Você sente dores nos dentes quanto toma um sorvete ou algo gelado? E quando o prato é uma sopa bem quentinha? Se a resposta for sim, você pode estar com hipersensibilidade dentinária, conhecida popularmente como sensibilidade dentária. Ao contrário do que muitos pensam, a solução não é se privar de consumir líquidos e alimentos quentes ou frios, e sim, evitar o desgaste do esmalte dental. Conheça os sintomas, as principais causas e o tratamento.
Dentina exposta: o que é isso?
A sensibilidade nos dentes ocorre devido à exposição excessiva da dentina. A dentina é um tecido poroso do dente que tem canais microscópicos, chamados de túbulos, onde estão as terminações nervosas e os fluidos que compõem nossos dentes. Quando estes túbulos ficam expostos, os nervos irritam-se com maior facilidade, seja em situações de aumento ou diminuição intensa de temperatura, seja diante de um impacto mais forte. Assim, surge a sensação de dor e a sensibilidades nos dentes.
Principais causas
Você pode se surpreender, mas um dos principais fatores que deixam os dentes sensíveis é a escovação, devido à forma e ao momento que muitas pessoas costumam higienizar seus dentes e a gengiva. Saiba mais:
Usar a escova com muita força ou mais vezes do que o necessário compromete a proteção dos dentes (desgaste do esmalte). O atrito e a fricção excessiva são capazes de remover sua blindagem natural, e isso ocorre principalmente quando a escova não é macia.
Alguns alimentos são grandes fontes de ácidos, como frutas cítricas e refrigerantes. Estes ácidos ficam presentes na boca após uma refeição durante um tempo. Por isso, se a escovação for feita em seguida e de forma errônea, eles reagem com a pasta e corroem o esmalte.
Outro problema que você talvez não associe é o refluxo. Os ácidos do estômago, quando voltam para a boca também podem prejudicar o esmalte dentário, que é sensível a essas substâncias.
Existem alguns tipos de pastas dentais que são mais intensas, por conterem elementos que prometem clarear os dentes, mas podem desgastar as defesas da boca. (Uma observação: a sensibilidade que costuma aparecer durante e após os tratamentos profissionais de clareamento dental é diferente da hipersensibilidade dentinária).
Há ainda um fator físico que também gera sensibilidade: a mordida errada. O fato de apertar os dentes com mais força é um grande fator de risco. Este problema pode estar sendo causado pelo desalinhamento dos dentes. Em se tratando de pressionar os dentes, o bruxismo também pode desencadear a sensibilidade.
Por fim, doenças periodontais, como a gengivite, também merecem atenção e observação.
7 formas de prevenir e tratar
Ortodontia e sensibilidade
Uma dúvida que sempre surge sobre o aparelho, é se ele causa sensibilidade nos dentes. A movimentação que deve ser feita durante a manutenção do aparelho, pode sim influenciar, devido à pressão que ocorre. Por isso, é preciso um excelente planejamento e uma boa condução da mecânica ortodôntica para que isso não reforce a retração gengival.
O tratamento com os alinhadores estéticos tendem a causar menor sensibilidade. Pois, além de serem mais confortáveis, eles são substituídos de tempos em tempos a fim de continuar tendo a melhor adaptação e encaixe. Através uma abordagem inovadora, os sistemas Invisalign®, Essix® ClearAlignere Orthoaligner® corrigem a má oclusão e o dentes desalinhados de uma eficaz e segura.
Marque o seu atendimento e venha conhecer nossa clínica:
Rua Oscar Vidal, nº 307, sala 402 | Centro
Juiz de Fora – MG | CEP 36016-290
32 3015.0204
contato@ortodontiasergiocasarim.com