Na mídia

Saúde bucal durante a gestação

01 abr | 2020

     

Reforçar a importância de um cuidado mais atento com a saúde bucal da mulher, principalmente durante uma gestação, é sempre válido. Essa etapa tão delicada para mulher e bebê necessita de bastante atenção, por isso, continue a leitura desse artigo e saiba tudo sobre a saúde bucal durante a gravidez.

 

A saúde bucal feminina

No decorrer da vida as mulheres sofrem com diversas mudanças no corpo, como menstruação ou fases como puberdade e menopausa. Todas essas transformações determinadas por altos picos de hormônios, se combinadas com uma dieta irregular e alimentos nocivos, permitem que as mulheres adquiram mais problemas bucais se comparadas aos homens.

Mesmo que essa parcela da população seja mais cuidadosa – estudos apontam que as mulheres estão duas vezes na frente quando se trata de idas frequentes ao dentista – ainda sim as alterações hormonais do corpo feminino deixam as gengivas mais receptivas à placa bacteriana, ocasionando diversos problemas como gengivite ou periodontite.

 

O que muda durante uma gestação?

A mulher precisa incluir o acompanhamento odontológico em sua lista de cuidados do pré-natal, já que o estado da mãe sempre influencia no desenvolvimento do bebê, em todos os aspectos da saúde.

Os impactos de problemas dentários aliados as alterações hormonais da gravidez podem causar até mesmo partos prematuros! Para prevenir quadros desse tipo é fundamental buscar um profissional dentista, principalmente durante o primeiro trimestre da gestação.

Entenda de vez quais são os problemas bucais que podem surgir durante a gravidez, e quais são suas consequências para a saúde da mãe e seu bebê:

 

  1. Gengivite

A desordem hormonal bastante comum dessa fase causa uma maior dilatação dos vasos sanguíneos, o que resulta em uma reação excessiva nos tecidos da gengiva. Tudo isso facilita as inflamações nessa área da boca, já que as gengivas ficam desprotegidas. O perigo está nos efeitos que uma gengivite pode ocasionar:

 

  1. Parto prematuro

As consequências de uma gengivite ou outras inflamações nos tecidos gengivais de uma mulher grávida são sérias, porque podem até mesmo levar a um parto prematuro da criança. Isso ocorre porque esse tipo de inflamação produz citocinas e prostaglandinas – que são substâncias que induzem o parto. Além do problema ser capaz de afetar a criança, através do sistema circulatório.

 

  1. Cáries

Durante a gestação também existe um maior risco para o aparecimento de cáries. As mudanças hormonais afetam a produção e atuação da saliva, protetora natural dos dentes. As alterações na alimentação da mulher grávida (que passa a se alimentar por dois), causa também maior acidez na cavidade bucal. Tudo isso combinado permite a desmineralização dos dentes e facilita o surgimento das cáries.

Um problema bucal como a cárie, que pode ser simples para a maioria das pessoas, precisa de atenção total das futuras mamães: isso porque as bactérias que se alojam no dente podem encontrar caminho para o sistema circulatório. Se a bactéria se prender à placenta, por exemplo, gera complicações como perda de peso do feto ou induz o parto prematuro do bebê.

 

Cuidados necessários durante a gestação

Já vimos como é fundamental cuidar da saúde bucal durante uma gravidez. A higienização completa da boca (dentes, língua e gengivas) é o primeiro passo para manter a saúde oral. A limpeza correta elimina todas as bactérias presentes na boca e evita que simples casos de gengivite possam evoluir para problemas mais sérios.

Ao executar uma boa escovação, com o uso de fio dental e enxaguante bucal após todas as refeições, reduzir o consumo de doces e optar por uma alimentação mais rica e equilibrada você já está no caminho certo.

Mas para as mulheres que estão grávidas também é recomendado:

 

*Pausar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e do cigarro (já que são porta de entrada para várias doenças que geram risco à criança);

 

*E realizar consultas odontológicas a cada três meses para acompanhar se está tudo em dia com a saúde bucal.

 

O melhor tratamento é a prevenção

Durante essa fase tão importante como a gestação é fundamental se prevenir para manter a sua saúde e a do seu bebê. Faça visitas regulares ao consultório do dentista e identifique os pequenos problemas de forma precoce!

Na hora de marcar uma consulta, escolha um profissional qualificado e experiente para cuidar da sua saúde bucal. O Dr. Sérgio Casarim realiza tratamentos em diversos campos da Ortodontia. Venha conhecer nossas instalações!

< voltar

Posts Relacionados