Escovar os dentes regularmente é uma das formas mais simples de preservar sua saúde bucal e garantir dentes saudáveis e bonitos. E uma das grandes responsáveis por esse hábito ser realizado corretamente é a escova de dentes.
A escova é uma forte aliada na remoção dos restos de alimento e placa bacteriana que se acumulam nos dentes. Mas você sabia que é importante ficar de olho no tempo de uso das escovas? Continue a leitura desse artigo e saiba tudo sobre esse assunto!
O papel da escova de dentes na sua saúde bucal
Você deve estar se perguntando porque é tão necessário esse cuidado com as escovas de dentes. A questão é que a medida em que a escova vai sendo utilizada, ela perde sua eficiência na limpeza dos dentes e boca.
Uma escova velha e desgastada não consegue se livrar das bactérias durante a escovação, deixando seus dentes desprotegidos. Além disso, escovas surradas também são um prato cheio para a proliferação de germes em suas próprias cerdas – aumentando ainda mais as chances de infecções orais.
Caso a escova não realize seu trabalho corretamente durante a higiene bucal, as placas não serão removidas, permitindo inúmeros problemas como o surgimento de cárie, lesões no dente, infecções nas gengivas (como a gengivite), e casos mais graves, acarretando até mesmo na perda de dentes.
Quando é a hora de trocar de escova?
Já falamos sobre os problemas bucais que uma escova danificada pode trazer para a sua saúde bucal. Mas como identificar o momento certo da troca de uma escova de dentes velha por uma nova?
O consenso entre os profissionais da odontologia é que a troca precisa ser feita sempre de 3 em 3 meses – esse é o tempo médio da vida útil de uma escova de dentes. Pesquisas da área indicam que após esse período as escovas perdem sua utilidade, já que não conseguem mais alcançar todos os cantinhos da boca para realizar uma boa limpeza.
Mas existem exceções em relação a esse tempo. É fundamental sempre observar o estado de conservação da sua escova. Caso ela apresente uma coloração estranha, cerdas puídas ou deformadas, troque de escova imediatamente! Mesmo antes dos 3 meses mínimos.
Fique de olho na condição das cerdas e em acontecimentos atípicos envolvendo sua escova e sua saúde! Separamos algumas situações comuns que exigem a troca de escova imediata:
– Coloração das cerdas
Caso as cerdas da sua escova ganhe uma tonalidade diferente ou estranha, interrompa seu uso o mais rápido possível e adquira uma nova escova. A mudança de cor no utensílio pode ser um sinal invisível da presença de bactérias – um grande perigo para a sua saúde bucal.
– Cerdas abertas
Em alguns cenários a escova precisa ser trocada antes de completado os 3 meses de uso. Cerdas muito “abertas”, graças a uma escovação forte, também deixam a escova ineficaz. Isso também pode ocorrer com alguns pacientes realizando tratamento ortodôntico – já que aparelhos metálicos possuem peças e fios que ajudam a danificar as cerdas da escova. Quando as cerdas se “abrem” com mais facilidade, a ação de escovar os dentes não é realizada corretamente, por isso é melhor aposentar o objeto em questão.
– Gripes e resfriados
Outra ocasião em que a troca da escova se faz necessária antes do tempo mínimo é quando a pessoa sofre com algum resfriado, gripe, dor de garganta ou infecções na região da boca. A escova utilizada durante o período da doença pode ficar com resquícios do vírus, como germes em suas cerdas, e o problema pode retornar caso você continue a usar o mesmo utensílio depois da recuperação.
Como conservar melhor a escova de dentes
Para preservar corretamente sua escova e assim garantir seu uso saudável durante o período de 3 meses, existem alguns cuidados a serem tomados. Após a escovação, é necessário lavar bem as cerdas, retirando todos os resíduos e escorrendo bem a água.
O armazenamento da escova precisa ser feito longe do contato com outras escovas, de preferência em pé, para que ela escorra adequadamente e se mantenha seca.
Em caso de viagens ou deslocamentos, a melhor forma de proteger sua escova é com o uso de uma caixinha plástica, para impedir que as cerdas sejam comprimidas por outros objetos. Mas lembre-se de deixar a escova secar corretamente antes de guardá-la na caixa – isso vai impedir a propagação de germes e bactérias.
Atendimento personalizado
Observar as condições da sua escova e realizar a troca no tempo certo é o primeiro passo para uma saúde bucal de qualidade. Mas se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto ou quer saber como escolher a escova mais adequada para seus dentes, procure ajuda profissional!
No consultório do Dr. Sérgio Casarim você encontra uma infraestrutura de qualidade, com profissionais completos e o atendimento ideal para cada tipo de problema da Ortodontia.