Iniciar um tratamento ortodôntico envolve diversas transformações na rotina de um indivíduo. E muitas delas precisam ocorrer ANTES que o tratamento em questão comece de fato.
Sejam doenças que necessitam de tratamento antes da colocação do aparelho ortodôntico, ou apenas hábitos diferentes que devem ser adotados pelo paciente com antecedência.
Confira neste artigo todas as medidas necessárias para o sucesso de um tratamento ortodôntico!
O que fazer: Primeiros passos
Tem se tornado cada vez maior a procura por tratamentos ortodônticos para corrigir falhas, dentes tortos e apinhados. Independente da razão pelo qual um paciente procura por esse procedimento, todo cuidado é pouco para a realização de um tratamento correto.
Mesmo sendo decisão do paciente, o uso do aparelho ortodôntico precisa ocorrer após recomendação de um especialista, no caso, um ortodontista. Mas antes de sair do consultório com um novo sorriso que vai exigir vários cuidados especiais, existem uma série de etapas a serem verificadas primeiro! Confira:
1- Realizar a documentação ortodôntica
Por mais que esse termo pareça muito estranho, se trata de algo bem simples: uma bateria de exames para analisar toda a saúde bucal do paciente. A primeira etapa indicada pelo profissional dentista é a realização de radiografias, moldes e diversos procedimentos para a documentação completa da boca do paciente.
Somente com esses exames em mãos o dentista será capaz de obter um diagnóstico preciso sobre o caso – e qual o melhor caminho deve ser seguido para o tratamento ortodôntico.
2- Problemas bucais que precisam ser resolvidos
Com a realização desses exames podem surgir problemas inesperados – como doenças nos dentes, nas gengivas ou nos ossos. Um paciente que espera colocar o aparelho ortodôntico não pode estar sofrendo com cáries, tártaro ou doenças periodontais!
O tratamento ortodôntico só pode ser realizado em uma boca saudável, ou seja, dentes, gengivas e ossos não podem estar inflamados ou com qualquer tipo de infecção, já que esse tipo de contexto só irá prejudicar todo o processo de tratamento.
É impossível tratar a parte clínica e a ortodôntica ao mesmo tempo de forma eficiente, se houver insistência os problemas podem se acumular e os sintomas se intensificarem.
Antes de iniciar o tratamento ortodôntico é preciso se submeter a uma avaliação completa da parte clínica, garantindo assim que sua boca esteja saudável para a implementação do aparelho ortodôntico.
3- Saiba mais sobre os tipos de aparelho existentes
Graças à tecnologia que tem cada vez mais evoluído dentro da Ortodontia, existem no mercado diversos modelos de aparelhos ortodônticos com aspectos únicos. Pode-se encontrar até mais de uma opção para a correção de um determinado tipo de problema.
Converse com o seu dentista sobre os modelos existentes e quais são os mais indicados para o seu quadro. Somente um profissional capacitado está apto para oferecer todas as informações sobre cada modelo de aparelho e os resultados que cada um é capaz de proporcionar.
4- Organize sua nova rotina
Em se tratando de cuidados que antecedem a colocação de um aparelho ortodôntico, é preciso se planejar com calma e organização. Seu novo esquema de alimentação e os hábitos de higiene que serão necessários precisam entrar na sua rotina o quanto antes!
Sobre os alimentos, o ideal é investir em uma dieta mais saudável e nutritiva, fugindo dos açúcares, como balas, refrigerantes e outras porcarias. Alimentos muito duros também não são recomendados para certos de tipos de aparelhos – fique atento!
Agora mais do que nunca sua rotina de cuidados com a higiene precisam estar 100% em dia. Além das escovas normais, fio dental e enxaguante bucal, prepare-se para o uso da escova ortodôntica. Lembrando que o passo a passo da sua nova rotina de higienização será recomendado pelo seu dentista, de acordo com seu tipo de aparelho e tratamento.
Bônus: Tire uma foto dos seus dentes!
Pode parecer uma besteira, mas essa dica vai fazer toda a diferença ao final do seu tratamento ortodôntico. Antes de colocar o aparelho, dê o seu melhor sorriso cheio e registre o momento em uma fotografia.
Após o fim do tratamento ortodôntico, faça outra foto na mesma posição e compare os sorrisos! Com isso você será capaz de reconhecer as mudanças e confirmar se os resultados foram alcançados.
Invista no seu sorriso hoje mesmo
Você pode conquistar o sorriso perfeito! Dentes tortos, desalinhados e apinhados são problemas bucais sérios. Com a ajuda do Dr. Sérgio Casarim você vai realizar o melhor tratamento ortodôntico para o seu caso. Ele possui vasta experiência em diversos campos da Ortodontia e oferece atendimento especializado.
Agende já sua consulta!