Na mídia

O que é a sensibilidade dentária?

29 mar | 2019

     

 

Por acaso você sente incômodo toda vez que bebe uma xícara de chá? Ou sofre na hora de tomar um sorvete ou picolé? Fique atento: isso pode ser um sinal de sensibilidade dentária, condição que afeta cerca de 57% das pessoas adultas.

Quer saber o que causa esse problema e se existem formas de preveni-lo? Continue a leitura desse artigo e descubra!

             

O que é a sensibilidade nos dentes?

A origem desse problema é uma falha no sistema de proteção dos dentes. A sensibilidade acontece quando os túbulos – canais da dentina (tecido do dente) – ficam expostos. E isso pode ocorrer pela perda do esmalte do dente ou devido à retração gengival.

Ao ficar “descoberta”, sem a proteção do esmalte, as centenas de canalículos da raiz do dente ficam vulneráveis, e por possuir diversas terminações nervosas, esses canais sofrem com qualquer tipo de pressão ou temperatura, causando assim a dor durante os momentos de alimentação.

Os principais agentes dos “choques” sofridos por quem tem sensibilidade, são:

-Alimentos gelados: considerado o maior causador de dor nos dentes, pode ser algo frio ou até mesmo ácido;

-Alimentos quentes: sejam bebidas ou comidas sólidas, por vezes até algo morno já incita pontadas em quem lida com o problema;

-Alimentos doces: os alimentos com excesso de açúcar também podem causar dor, pois quando o açúcar entra em proximidade com a raiz exposta do dente ele é capaz de alterar os fluidos dos canalículos.

 

O que causa o problema?

Alguns hábitos ou situações podem ser a razão para o surgimento da sensibilidade dentária em uma pessoa. Confira os 4 mais comuns:

 

  1. 1. Escovação incorreta

Realizar o processo de escovação de forma errada, com muita força e pressão, pode estimular a degradação do esmalte do dente. Invista em escovas com cerdas macias e sempre escove de forma delicada e suave, efetuando movimentos circulares – seus dentes agradecem!

 

  1. 2. Bruxismo

Quem sofre de bruxismo, que é o ato de apertar ou ranger os dentes, eventualmente também vai conviver com a sensibilidade dentária. Isso porque o hábito de manter os dentes pressionados estoura os “prismas” de esmalte, e à consequente exposição da dentina que leva ao problema. Procure um dentista para iniciar o tratamento para o bruxismo!

 

  1. Clareamento

Existe também a sensibilidade temporária, que pode ocorrer após sessões de clareamento dental, pois o produto branqueador se entranha na dentina levando a possíveis inflamações e sensibilidade passageira. Se os sinais persistirem, consulte o médico responsável pelo procedimento.

 

  1. 4. Cremes abrasivos

Alguns tipos de cremes dentais possuem um efeito de “polir” os dentes, prometendo deixá-los mais brancos ao remover manchas. Entretanto, esses produtos agem desgastando o esmalte do dente, e se usados com muita frequência também podem contribuir com o aparecimento da sensibilidade.

 

Tratamento para os dentes sensíveis

Normalmente, esse problema tem tratamento e cura. Existem os procedimentos de restauração com resina, responsáveis por repor o esmalte desgastado. Por vezes, o profissional dentista irá recomendar flúor em gel ou enxaguantes bucais com flúor, além do creme dental específico para dentes sensíveis.

Em situações mais graves pode ser necessário um processo cirúrgico (em caso de retração gengival), para recolocar a gengiva em sua posição normal. O tratamento adequado a ser aplicado vai depender do quadro de cada paciente e da avaliação do dentista.

 

Prevenção

Não se deve ignorar os sintomas da sensibilidade dentária, pois a questão pode permitir a evolução de outros problemas mais sérios, afetando toda a sua saúde bucal. E para prevenir a sensibilidade é simples:

  • Escove os dentes regularmente! A escovação deve ser feita no mínimo 3 vezes ao dia, e durante cerca de 2 minutos.
  • Não se esqueça do fio dental! Use ao menos 1 vez ao dia e você estará livre da placa bacteriana que pode se instalar entre os dentes e a gengiva.
  • Evite os ácidos! Ao retirar da sua dieta os alimentos muito ácidos você estará ainda mais protegido da sensibilidade.

 

Saúde bucal em dia

Para manter seu sorriso bonito e saudável é preciso realizar visitas constantes ao consultório do dentista. O melhor tratamento é sempre a prevenção! Conheça o Dr. Sérgio Casarim – profissional que possui vasta experiência na Ortodontia e conta com um consultório com estrutura completa para diversos procedimentos, além de uma equipe altamente preparada. Agende uma consulta agora mesmo!

< voltar

Posts Relacionados