Você sabe o que é mordida cruzada? Entenda mais sobre esse problema e saiba como a ortodontia é uma grande aliada no seu tratamento.
O que é a mordida cruzada?
Um dos tipos mais comuns de má oclusão dentária é a chamada mordida cruzada, ou mordida invertida. O problema consiste no mau encaixe entre a maxila e a mandíbula, ou seja, a parte superior e a inferior não se encaixam de maneira adequada. Com isso, causa uma alteração oclusal que ocorre enquanto as estruturas do crânio e da face se desenvolvem.
Esse distúrbio possui dois tipos mais conhecidos, posterior e anterior. No primeiro, os dentes de cima e de trás fecham por dentro dos dentes de baixo; já no segundo, os dentes de cima à frente fecham por trás dos dentes de baixo.
Esse tipo de alteração ainda pode ser uni ou bilateral; isto é, pode ocorrer apenas em um dos lados da boca ou em ambos. Várias situações podem causar essa anomalia, entre elas: fatores genéticos; crescimento anormal dos dentes, falta de espaço na arcada dentária, hábitos de infância, como chupar dedo ou chupeta e expiração pela boca.
Como identificar o problema?
Antes de mais nada é preciso observar a presença de alguns sintomas, como dores de cabeça frequentes, ruídos no ouvido, a abrir e fechar a boca ou dificuldade em movimentar os maxilares. Sensibilidade dentária e perda de gengiva ou de osso do maxilar podem indicar a ocorrência deste problema.
Um teste caseiro também pode ser realizado de maneira simples e rápida. Com a ajuda de um espelho, é possível ensaiar uma mordida e observar se algum dente de cima está encaixado atrás do dente de baixo, por exemplo. Se isso ocorrer, existe a possibilidade de ser uma mordida cruzada.
Mas, para um diagnóstico preciso, uma consulta com o ortodontista é o ideal. Este profissional fará uma análise mais detalhada e não só identificará o problema, como também terá um forte papel durante o tratamento dele.
Por que tratar a mordida cruzada?
Muito mais que um problema estético que pode afetar a autoestima do paciente, a mordida cruzada é uma questão de saúde e precisa ser tratada.
Em crianças e adolescentes, essa disfunção pode prejudicar o desenvolvimento dos ossos da face, causando transtornos na fonação (pronunciação das palavras), mastigação e até na respiração.
Para adultos, a mordida cruzada também pode trazer algumas consequências indesejáveis, como bruxismo, aumento de recessão gengival e eventuais desgastes, fraturas e perda de dentes.
Além disso, esse tipo de má oclusão prejudica a correta higienização oral; uma vez que dentes desalinhados são mais difíceis de serem alcançados no ato da escovação. Isso leva a problemas mais sérios de saúde, como a formação de cárie, tártaro e gengivite.
Quais são os tratamentos para a mordida cruzada?
Os recursos para mordida cruzada variam de caso para caso e depende de muitos fatores, como nível de desalinhamento e idade, por exemplo. De todo modo, quanto mais cedo for realizada a intervenção, menores serão os impactos negativos dessa má inclusão.
Em alguns casos é necessário ortopedia facial, cirurgia ortognática e até mesmo remoção dentária. Entretanto, em boa parte das incidências, o tratamento com um ortodontista é um dos mais indicados para a correção da mordida.
O tratamento ortodôntico pode ser realizado com vários tipos de aparelhos, dos fixos aos móveis. O profissional dessa área certamente saberá indicar o método mais adequado para cada caso.
Ortodontia invisível como tratamento e suas vantagens
Quando o assunto é ortodontia, os alinhadores invisíveis são os tratamentos mais modernos, eficazes e confortáveis. Eles tratam os dentes de maneira progressiva, através de placas que são substituídas conforme a evolução no quadro do paciente. Com isso o descruzamento da mordida é feito de maneira suave.
Outra vantagem desse tipo de tratamento é a praticidade na hora da alimentação e higienização, pois podem ser retirados em ambos os momentos. Isso evita que restos de alimento se instalem entre os dentes e o aparelho, facilitando a limpeza e promovendo mais saúde.
Diferente dos aparelhos fixos que são confeccionados com materiais metálicos, os alinhadores invisíveis são feitos plásticos e resinas, portanto são mais confortáveis. Além do mais, eles são transparentes, bem discretos e praticamente imperceptíveis. Com isso, o paciente aumenta a sua autoestima e sente maior confiança ao sorrir.
Cuide da saúde e da beleza dos seus dentes!
Dentes saudáveis, estéticos e funcionais são a garantia de uma saúde física e mental equilibrada. Por isso, se perceber que esse é o seu caso, procure a ajuda de um ortodontista.