Na mídia

Falta de escovação pode causar disfunção erétil!

15 fev | 2019

     

Dados de uma pesquisa publicada na revista científica “Journal of Sexual Medicine”, alertam sobre o risco que a falta de escovação pode causar na saúde do corpo como um todo, em especial dos homens.

O estudo identificou que 4 em cada 5 homens com distúrbio erétil também possuem doenças periodontais. Quer saber mais como funciona a relação das duas doenças? Continue a leitura desse artigo!

 

-O que é disfunção erétil?

Essa doença atinge homens em qualquer idade, porém acomete mais homens acima dos 40 anos. O problema consiste na impossibilidade do indivíduo sustentar uma ereção de forma firme o suficiente para que ocorra a relação sexual, ou que tenha grandes dificuldades e isso exija muito esforço.

Também conhecida como “impotência sexual”, esse problema pode acontecer devido a transtornos físicos e mentais, e pode acometer pessoas do sexo masculino de forma temporária ou contínua.

 

-Conexão das duas doenças

Mas o que a disfunção erétil tem a ver com não escovar os dentes? Segundo os cientistas responsáveis pelo estudo, as doenças estão interligadas, pois as duas são originadas através do mesmo tipo de inflamação.

Essa inflamação atinge os vasos sanguíneos e a circulação – agente causador direto dos dois males – o que pode afetar a boca e o pênis.

O estudo apresenta provas de que uma higiene bucal incorreta e desleixada pode atrapalhar na performance sexual do homem, e também atrair outros problemas de saúde.

Esta não é a primeira vez que as duas enfermidades são relacionadas. Pesquisas publicadas em 2016 e 2018, em diversas universidades pelo mundo, afirmaram que as bactérias vão da boca até a corrente sanguínea, e de lá prejudicam todo o fluxo sanguíneo que percorre pelo corpo. Em todas as pesquisas, homens com disfunção erétil também apresentavam gengivite ou problemas com origem nas gengivas.

 

-Falta de higiene bucal

Segundo informações divulgadas pelos centros de saúde, em nosso país, aproximadamente 2 milhões de brasileiros ao ano sofrem com a gengivite. São números alarmantes porque a doença também tem sido relacionada a diversas outras condições, como AVC’s, diabetes e doenças cardíacas.

Danos nas gengivas, se não tratados corretamente, vão afetar a saúde do indivíduo para pior. Mas como evitar todos esses problemas? É simples! Cuide melhor da sua saúde bucal!

 

-Importância de escovar os dentes

É recomendado que todas as pessoas escovem os dentes três vezes ao dia, ou pelo menos após cada refeição. O processo de limpeza completa exige o uso de um creme dental, fio dental e enxaguante bucal.

A “forma” como você escova seus dentes também requer uma atenção especial. Sua gengiva sangra durante o ato da escovação? Isso é sinal de que algo está errado! A escovação correta não exige esforço extremo, ao esfregar com muita força você pode estar danificando ainda mais a região sensível das gengivas.

A escovação ideal dura em média 2 minutos. O certo é realizar movimentos horizontais com sua escova de dente, com cuidado para não fazer muita força na arcada e nem executar o processo de forma muito rápida.

A grande importância de manter a saúde bucal em dia é que ela é a melhor prevenção (e tratamento) para as doenças periodontais! A higienização correta mata todas as bactérias presentes na boca do paciente, e evita que simples casos de gengivite possam evoluir para problemas mais sérios de saúde, como a disfunção erétil.

 

-O trio imbatível

Escovação, fio dental e enxaguante. Com essa combinação simples você vai ficar protegido do acúmulo de placa bacteriana e o surgimento de problemas bucais.

Aposte em uma boa escova de dentes –  as mais indicadas são as com cerdas macias, capazes de remover os restos de alimento sem ferir a gengiva.

O fio dental é um grande trunfo para a limpeza – ele alcança os lugares que a escova por vezes não consegue atingir. O uso do fio dental é fundamental na retirada das placas entre os dentes.

Por fim, ao aplicar o enxaguante bucal você estará fazendo uma higienização completa da boca, pois ele possui componentes que agem contra a formação de placas bacterianas e ainda leva mais flúor para seus dentes.

 

-O melhor tratamento para você

Cuide melhor dos seus dentes! A prevenção é sempre o melhor remédio. Faça visitas regulares ao consultório do dentista, somente assim é possível identificar os pequenos problemas de forma precoce.

Na hora de marcar uma consulta, escolha um profissional qualificado e experiente para cuidar do seu sorriso. O Dr. Sérgio Casarim realiza tratamentos em diversos campos da Ortodontia. Agende já uma consulta!

< voltar

Posts Relacionados