Na mídia

Extração de dentes: quando este procedimento é indicado?

28 jan | 2019

     

 

Nos tempos antigos problemas bucais eram sempre solucionados com a extração de dentes, essa era a recomendação mais comum feita pelos dentistas. Com o avanço e melhoria da tecnologia, a remoção de dentes se tornou um processo mais raro, pois outros procedimentos, mais eficazes e modernos, foram inventados. Assim, a extração só é indicada em último caso.

Dentes quebrados ou que estejam comprometidos por cárie, a ponto de não poderem ser reparados por outros métodos, precisam ser extraídos. Infecções graves que afetem o dente e osso ou a falta de espaço para o dente estar posicionado corretamente na boca, também são motivos para uma extração.

Dentes nascidos apenas parcialmente, por exemplo, são grandes oportunidades para bactérias se instalarem na boca, atraindo infecções mais graves. Já os dentes ainda inclusos, podem forçar lugar onde não existe espaço, podendo atrapalhar as raízes de outros dentes próximos e também causar inflamação. Todas essas questões podem acabar se tornando problemas mais sérios, e isso pode ser evitado com a remoção do dente.

Entenda mais sobre esse procedimento:

 

Como funciona a extração?

Antes de mais nada, pode ficar tranquilo – o procedimento é totalmente seguro! Será feita uma ampla revisão da sua saúde bucal, além da análise do seu histórico por parte do profissional dentista.

Depois disso são necessárias radiografias – para detalhar a posição, formato e comprimento do dente a ser extraído. O dentista irá analisar essas informações e estudar o procedimento correto a ser realizado em cada caso. As extrações são procedimentos simples e rápidos dentro da Ortodontia.

 

Tipos de extração

Existem duas formas para extrair um dente:

A extração simples – realizada quando o dente pode ser identificado com facilidade na boca, consiste em “soltar” o dente através uma alavanca e remover com uma pinça.

E a extração cirúrgica – se trata de um método mais complicado, usado quando o dente ainda não entrou em erupção, sendo necessária uma incisão na gengiva para a remoção.

 

O que fazer depois?

Depois da remoção de um ou mais dentes é bem comum que ocorram pequenos sangramentos, inchaço e dores na região. Por isso, após a extração o paciente precisa ficar atento, principalmente nas primeiras 24 horas, e pôr em prática todas as orientações do cirurgião dentista.

 

Saiba como se cuidar depois de uma extração dentária

Um dos cuidados principais é o repouso – evite falar muito, mexer a cabeça em excesso e praticar atividades físicas, isso pode causar desconforto ou inchaços na região.

Cuide também da sua alimentação. Opte por ingerir alimentos gelados e frios e de consistência líquida ou pastosa, como: sucos, vitaminas, sopas e mingaus. Mas nada muito quente! Alimentos quentes podem machucar a área do dente extraído e até causar sangramentos.

A hidratação é muito importante – a água está liberada, beba em grandes quantidades.

 

Outros cuidados essenciais

A higienização da região de onde foi extraído o dente precisa de atenção por parte do paciente. A área precisa ser higienizada corretamente – escove os dentes depois das refeições cumprindo a rotina de limpeza de sempre – somente assim a boca estará livre de infecções e inflamações.

 

O que fazer em casos de sangramento, dores e inchaços?

Caso você esteja seguindo as orientações do seu dentista, mas ainda assim surgir algum problema, não deixe de comunicá-lo. Dessa forma, você pode prevenir consequências mais sérias. Algumas medidas também podem ser tomadas:

*Em caso de dor

É comum a ocorrência de dores logo nas primeiras horas após a extração. Para diminuir a dor no local do dente extraído, coloque gelo em intervalos de 15 ou 20 minutos. Em muitos casos o dentista irá receitar analgésicos para aliviar a dor.

Se tudo correr bem, o desconforto diminuirá gradativamente. Entretanto, se ocorrer dor intensa e por longos períodos, entre em contato com o seu consultório o mais rápido possível.

*Em caso de inchaço

Para reduzir eventuais inchaços na região da gengiva e rosto, também são indicadas compressas com gelo. O consumo de sorvete também é estimulado, pois alivia tanto inchaço quanto dores.

Mas atenção: depois do sorvete faça a limpeza dos dentes! O açúcar presente na sobremesa pode prejudicar sua saúde bucal se não for eliminado corretamente.

*Em caso de sangramento

Também bastante comum após um procedimento de extração dentária, pode ser um dos sintomas que mais demora a passar. Para controlar o sangramento, encaixe gaze limpa no espaço onde o dente extraído costumava ficar por até 45 minutos, isso irá estancar o sangue.

Em caso de hemorragia excessiva, procure imediatamente seu dentista.

 

Cuide dos seus dentes

Fique atento à sua saúde bucal: dores e incômodos podem ser sinal de problemas mais graves. Não deixe para depois – procure por um profissional qualificado para te ajudar a cuidar do seu sorriso. O Dr. Sérgio Casarim possui experiência em diversos campos da Ortodontia. Agende uma consulta e conheça nossos tratamentos!

< voltar

Posts Relacionados