Você sabia que é possível desenvolver bruxismo por causa do estresse? Essa doença pode atingir qualquer pessoa e em qualquer idade, atrapalhando funções da mandíbula, dentes e ossos.
A manifestação do bruxismo também pode estar ligada a outros diferentes fatores. Saiba tudo sobre a patologia com a ajuda deste artigo!
O que é bruxismo?
Considerado um desalinho funcional, o bruxismo é a ação de ranger ou apertar os dentes, que ocorre mais comumente durante o sono. Essa prática pode desgastar ou até mesmo amolecer os dentes.
Contudo, o paciente pode estar sofrendo condições diferentes. Existem dois tipos de bruxismo:
O bruxismo de sono se caracteriza pelo bloqueio completo ou limitado da passagem de ar nas vias aéreas superiores (nariz, parte posterior da orofaringe e parte da garganta), durante a noite de sono.
Já o bruxismo de vigília consiste na pessoa que aperta os dentes com muita força, seja dormindo ou mesmo durante o dia – em situações de estresse, ansiedade, tensão ou concentração.
Somente um profissional dentista é capaz de diagnosticar o bruxismo e qual seu tipo, condição que se não tratada de forma correta pode se tornar um problema ainda mais grave, causando danos na articulação da mandíbula (ATM), levar a distúrbios nos ossos ou nas gengivas.
Principal causa: estresse
Apesar de existirem várias outras causas para o bruxismo, como fatores genéticos, apneia do sono ou transtornos físicos de oclusão e fechamento errado da boca – o estresse segue como o principal agente causador da doença.
O estresse diário, o acúmulo dos níveis de ansiedade, o nervosismo e a exaustão mental provocam diversas reações negativas no organismo, influenciando de forma direta a saúde bucal de um indivíduo.
Até mesmo pesquisas científicas já foram realizadas com o objetivo de entender se o estresse da vida diária realmente tem influência nos problemas orais. Em um estudo conduzido na Alemanha, foi identificado um alto índice de bruxismo em pessoas que lidam com o estresse de forma negativa, seja no trabalho ou na vida pessoal.
Sintomas do bruxismo
Uma maneira de descobrir se você está sofrendo dessa condição é observar os seguintes sinais:
Tratamentos para bruxismo
A maioria das pessoas ignora e não busca por tratamentos adequados ao perceber que está com bruxismo. Essa desordem é um problema oral grave, que causa pressão em todos os músculos da região da cabeça, permitindo danos irreversíveis ao paciente.
Nos quadros em que o bruxismo é causado pelo forte estresse, os tratamentos a serem ministrados pelo dentista também precisam estar em sintonia com métodos de controle e redução do estresse atestados por profissionais da psicologia.
O tratamento odontológico consiste na indicação de placas de silicone ou de acrílico, feitas a partir de moldes da arcada dentária de cada paciente. Feitas para o uso noturno, esse protetor bucal ajuda a reduzir os impactos negativos do costume de ranger os dentes.
Cuidados especiais e recomendações
O estilo de vida de uma pessoa pode interferir diretamente em questões de saúde bucal, como é o caso do desenvolvimento do bruxismo associado ao estresse. Veja uma pequena lista de hábitos que podem melhorar sua convivência com a doença ou até mesmo impedir seu aparecimento:
O QUE NÃO FAZER:
1- Evite alimentos muito duros, como nozes, castanhas ou balas.
2- Evite o consumo exagerado de substâncias psicoativas, como álcool, tabaco ou cafeína.
3- Evite mascar chicletes.
4- Evite morder objetos como tampas de canetas ou lápis.
5- Evite apertar os dentes enquanto acordado, principalmente quando estiver executando tarefas que exijam muita atenção.
O QUE FAZER:
1- Beba muita água para estimular a produção de saliva.
2- Massageie os músculos da face, pescoço e ombros – isso vai aliviar eventuais dores.
3- Pratique atividades físicas – exercícios ajudam no controle e redução da ansiedade e do estresse.
4- Crie o hábito de meditar – isso ajuda no relaxamento dos músculos da face.
5- Use as placas ou protetor bucal indicado pelo seu dentista todas as noites antes de dormir – e se necessário, use também durante o dia.
Bônus: Vá ao dentista regularmente!
O melhor para cuidar da sua saúde bucal
O bruxismo tem sido um incômodo para você? Sofrer com o ranger dos dentes, dores de cabeça e dores na mandíbula não é nada agradável. E o bruxismo ainda pode trazer complicações graves para sua saúde caso não seja devidamente tratado.
Procure um especialista qualificado para te ajudar! No consultório do Dr. Sérgio Casarim você encontra profissionais capacitados em identificar e tratar os quadros de bruxismo. Agenda já sua consulta!