Na mídia

Cuidados fundamentais com sua gengiva

18 mar | 2019

     

 

Gengivas avermelhadas e inchadas são indícios que sua saúde bucal não anda bem. A Ortodontia não se preocupa somente com os dentes, e sim com toda a área da boca, como língua, bochechas e gengiva.

Quando uma região está com problemas, inevitavelmente eles podem evoluir para outras áreas e causar ainda mais complicações. Saiba como cuidar da sua gengiva corretamente! Continue a leitura desse artigo e descubra o que fazer:

 

A importância da gengiva

A gengiva está presente em toda a boca, revestindo os ossos que dão suporte aos dentes. É de responsabilidade das gengivas sustentar, nutrir e proteger os dentes. Outra função importante desse tecido é auxiliar na fonética do indivíduo – sendo parte relevante do nosso processo de fala.

A gengiva também influencia nos aspectos estéticos do sorriso, cada ‘tipo’ de gengiva determina se um sorriso será harmônico naturalmente, ou não.

Os tecidos lisos, em coloração rosada, com consistência firme e profundidade de 1 a 3 mm., bem apoiados aos dentes e maxilar, são sinônimos de uma gengiva saudável.

Se a gengiva está inchada, vermelha, sangrando com facilidade durante a escovação e com o uso do fio dental, é sinal de que algo está errado na região.

 

O que é a gengivite?

A gengivite é uma doença periodontal que pode passar despercebida entre os pacientes, pois muitas vezes ela não apresenta nenhum tipo de dor. A causa do problema é o acúmulo de placa bacteriana, que se entranha sobre os dentes, podendo endurecer até formar o tártaro – facilitador para a formação e acúmulo de ainda mais placa. Com isso, as bactérias circulam livremente entre dentes e gengiva, causando inflamações.

A gengivite é a primeira fase da doença periodontal – se a inflamação não for tratada corretamente pode levar até os outros dois estágios mais graves: a periodontite e a periodontite avançada, que podem até mesmo ocasionar na perda dos dentes.

 

*Sintomas

Como em alguns casos a gengivite não causa dor no indivíduo, é preciso ficar atento a alguns sinais que podem significar a presença da doença, tais como:

– Sangramento durante a escovação ou com o uso do fio dental; – gengivas inchadas ou avermelhadas; – dente flácido; – gengiva retraída; – dente com excesso de sensibilidade (seja frio ou quente); – e próteses parciais desarranjadas.

 

*Tratamento e prevenção

Para tratar a gengivite é preciso controlar a inflamação é impedir o aumento da proliferação de bactérias. Primeiro o profissional dentista avalia a situação bucal do paciente, e assim dá início ao processo de limpeza – procedimento clínico conhecido como profilaxia, através dele é possível remover a placa e tártaro das áreas afetadas.

Após realizado um tratamento para inflamações desse tipo, é fundamental manter visitas regulares ao consultório do dentista, além de manter uma rotina correta de higiene bucal.

Como é possível prevenir a gengivite e manter as gengivas saudáveis? Siga essas dicas simples:

  • Realize uma escovação completa, rigorosamente após cada refeição;
  • Durante o processo de limpeza use fio dental e enxaguante bucal (pelo menos 1 vez ao dia);
  • Não escove os dentes com força excessiva, isso pode gerar retração gengival ou machucados no tecido; portanto, evite também as escovas com cerdas muito duras;
  • Faça visitas frequentes ao seu dentista para limpezas complementares – o ideal são consultas de 6 em 6 meses.

 

 Dentes tortos podem causar gengivite?

Você sabia que dentes tortos, apinhados ou mal posicionados podem influenciar no surgimento da gengivite? Como visto acima, a falta de limpeza permite a propagação de bactérias que resultam na inflamação. Os dentes em má oclusão geralmente dificultam os processos de escovação e limpeza da boca.

Por vezes, esses dentes estão localizados uns em cima dos outros, ou de forma que impossibilite a chegada da escova e do fio dental. Ao realizar uma limpeza incompleta, os restos de comida deixados ali vão atrair cada vez mais bactérias – o que pode causar a gengivite ou até mesmo doenças bucais muito mais graves.

 

A solução definitiva!

Para corrigir dentes com problemas, o tratamento mais eficaz é com os alinhadores estéticos Invisalign e Ortho Aligner – que são aparelhos invisíveis e removíveis com os melhores resultados dentro da área da Ortodontia.

Os alinhadores estéticos corrigem os dentes de forma precisa, pois o molde para o aparelho é feito a partir de um escaneamento em 3D da boca de cada paciente. Ao permitir a remoção do dispositivo, os alinhadores oferecem total facilidade para a realização da higiene bucal adequada, além de oferecer um sorriso discreto para o paciente, devido a sua aparência “invisível”.

 

Agende já sua consulta

Dentes alinhados e uma gengiva saudável são fundamentais para o sorriso perfeito! Conheça o consultório do Dr. Sérgio Casarim e garanta o melhor tratamento para seus problemas bucais.

< voltar

Posts Relacionados