Na mídia

Como saber se preciso usar aparelho dental?

08 maio | 2018

     

Uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes odontológicos é quando saber se é preciso fazer o uso de um aparelho dental para corrigir um problema. O essencial, claro, é que você mantenha um contato frequente com seu Ortodontista, afinal é ele quem vai acompanhar a situação da sua saúde bucal e apontar se há sinais de alguma situação que demande correção por meio de um aparelho.

Mas há formas de você mesmo observar um possível problema. Dificilmente deixamos passar um incômodo em nossa aparência, especialmente quando ele está localizado em um lugar tão chamativo como nosso rosto. O sorriso é a porta de entrada para as relações humanas, nosso cartão de visita, e quando há algo de errado com ele, precisamos investigar.

Se você quer ter uma ideia se precisa usar aparelho nos dentes, pare um pouquinho na frente do espelho e faça um exercício de observação, procurando as seguintes situações:

 

Dentes apinhados

Os popularmente conhecidos como dentes tortos são um dos sinais mais comuns de que você poderá ter necessidade de usar aparelho para uma correção. Esses dentes podem estar girados, sobrepostos ou projetados e essa é uma situação bem simples de ser notada. Outra forma de avaliar o caso é usar o fio dental. Se ele não está deslizando facilmente por entre os dentes, é sinal de um problema!

 

Dentes afastados

A situação oposta também é comum e bem fácil de ser observada. Ninguém gosta de ter os dentes espaçados e isso é facilmente resolvido com um bom tratamento ortodôntico. Observe e procure o seu dentista o quanto antes.

 

Examine sua mordida

Esse é outro caso corriqueiro, mas nem todos prestam atenção. A forma como você está mordendo pode, sim, indicar um problema bucal e até um caso de uso de aparelho. Veja se seus dentes encaixam perfeitamente ao fazer o movimento da mordida, ela está certa? Você sente dores? Tudo isso precisa ser levado em consideração.

 

O mais importante é, além de estar sempre atento ao seu sorriso e seus dentes, cuidar deles. A higiene bucal bem-feita é fundamental para evitar problemas, do mais simples ao mais sério. Como dissemos no início desse texto, estar sempre em contato com o seu Ortodontista também é crucial para avaliar constantemente a saúde de sua boca!

< voltar

Posts Relacionados