Na mídia

Clareamento dental: O que fazer para manter o resultado?

10 fev | 2021

     

O clareamento dental se tornou um dos serviços prediletos dos clientes em consultórios dentários. Afinal, quem não deseja ter um sorriso bonito, com os dentes bastante brancos? Isso pode fazer diferença na sua autoestima e na sua vida pessoal e até profissional.

Antes mesmo de sair do consultório, há quem já pense em mostrar os primeiros efeitos de um tratamento do tipo – algo perfeitamente compreensível. Mas antes de planejar aquela selfie para exibir um sorriso renovado, saiba que cuidados e mudanças de hábito serão você deve seguir durante e depois do tratamento, para alcançar o melhor resultado. E ainda para manter os dentes brancos o maior tempo possível.

 

Higiene bucal

Quem passa pelo clareamento bucal deve ter atenção redobrada com a higiene bucal. Ao negligenciar a limpeza da boca, os dentes podem começar a ficar amarelos. Para quem tem preguiça de escovar os dentes e fazer uso de fio dental algumas vezes ao dia, fica a dica: pense no investimento que fez ao fazer o clareamento e na sua saúde, porque manter a boca limpa é um bom passo para assegurar a saúde da região. A higiene bucal deve ser feita ao acordar, após as refeições e antes de dormir.

Use fio dental entre os dentes para remover restos ou sujeiras para evitar a formação da placa bacteriana. Depois escove os dentes com movimentos gentis, sem tanta força.

Alguns cremes dentais com ação clareadora podem ajudar o paciente a manter o resultado do clareamento por mais tempo. Porém, atenção: antes de se decidir pelo uso de um desses produtos, solicite a avaliação do seu dentista.

Também é importante destacar que o uso de cremes dentais clareadores não substitui o trabalho feito em um consultório para a obtenção de um sorriso mais branco.

Para finalizar, é possível usar enxaguante bucal – mas antes, também consulte o seu dentista.

 

Evite determinados alimentos

É natural que os dentes fiquem amarelados naturalmente com o passar do tempo. Mas uma dieta rica em determinados alimentos pode acelerar esse processo.

Para quem acabou de passar pelo clareamento dental, é uma boa pedida ficar longe desses itens por algum tempo. Alguns desses alimentos são chamados de cromogênicos.

Esses alimentos também estão relacionados a problemas bucais, à exemplo da cárie. Além de terem acidez, eles têm uma forte pigmentação. Alguns exemplos são:

 

  1. Café

  2. Chocolate

  3. Refrigerantes

  4. Chás

  5. Vinho tinto

  6. Alimentos ricos em corantes artificiais (ex: catchup) ou naturais (ex: açaí).

 

Outros alimentos de consumo diário estão liberados, como o arroz, o feijão e as carnes. Mas, sempre, peça a recomendação do seu dentista.

 

Um bom motivo para deixar de fumar

Pois é, fazer um clareamento dental pode ser mais um motivo para deixar o cigarro de lado. A nicotina (uma das mais de 4700 substâncias existentes no cigarro) causa pigmentação nos dentes e na mucosa. Esses pigmentos vão aderir à estrutura dentária, o que causa o amarelamento ou escurecimento dos dentes. Portanto, quem faz clareamento e fuma, vai ter novas manchas nos dentes mesmo após o tratamento.

O cigarro eletrônico também é danoso à saúde geral e da boca.

 

Sensibilidade

Outro efeito comum em pacientes que acabaram de passar pelo clareamento dental é a sensibilidade na região. Para que a pessoa passe por essa fase com o máximo de conforto possível, é necessário relatar os sintomas ao dentista.

Algumas medidas que podem ser tomadas são a utilização de creme dental com ação para reparar dentes sensíveis e ajustes no uso do gel clareador.

Evitar bebidas e alimentos com temperaturas extremas – muito quentes ou muito frios – também pode ser uma medida para aliviar o problema.

 

Manutenção do clareamento

Como você já sabe, para manter os resultados do clareamento, é preciso manter a higiene bucal sempre em dia. Outras medidas importantes são ter uma dieta saudável, evitar alimentos com potencial para manchar os dentes e beber bastante água. É importante ainda, fazer visitas de rotina ao consultório do profissional que fez o seu tratamento.

Com esses cuidados, os efeitos positivos do clareamento podem durar de 1 a 3 anos.

Passado esse tempo, o paciente pode fazer um retoque do branqueamento. Esse segundo procedimento pode ser mais rápido que o primeiro, com a possibilidade de uma menor aplicação do gel clareador.

Para quem pensa em fazer o clareamento dentário, é importante que o paciente tenha uma boa saúde dental antes do tratamento. No próprio consultório dentário, o dentista faz uma avaliação prévia da sua saúde bucal e pode descobrir problemas que precisam ser tratados.

< voltar

Posts Relacionados