Os aparelhos de enfeite já foram uma grande tendência entre jovens e adolescentes, agora não é um assunto tão comentado. Porém, infelizmente ainda é possível encontrar os itens para vender e aplicar de forma irresponsável. Confira sobre os riscos e sobre a importância de procurar um profissional especializado para realizar os procedimentos da forma correta.
Vale a pena se arriscar?
Na adolescência, aparência física tem uma grande importância para construção da identidade e para a aceitação de cada indivíduo. Nesse sentido, fatores psicológicos, sociais e culturais exercem uma forte influência em diversas áreas da vida. Estar na moda, por exemplo, é uma preocupação frequente nessa faixa etária.
No entanto, alguns desses modismos podem acarretar sérios transtornos, inclusive no que se refere à saúde das pessoas. Um exemplo disso são os aparelhos ortodônticos de enfeite que, entre os anos de 2013 e 2015, se tornaram uma verdadeira febre entre os jovens e adolescentes de todo o Brasil.
O grande problema do uso dos falsos aparelhos está no modo e nos materiais que são empregados durante a aplicação. A prática utiliza materiais inapropriados, como fios não metálicos, cerdas de vassoura e até mesmo cola instantânea. Além disso, é uma aplicação totalmente amadora, porque não é realizada por um profissional habilitado.
Aplicação amadora dos aparelhos de enfeite
Apesar de ter sido febre no passado, ainda hoje é possível adquirir bráquetes, borrachinhas e elásticos coloridos com vendedores na internet e até mesmo com camelôs. Muitas vezes a colocação do enfeite fica a cargo do vendedor e até mesmo do usuário; como revelou uma reportagem do Fantástico.
Na maioria dos casos, o ornamento bucal é aplicado sob os dentes, em casa e até mesmo nas ruas, sem a esterilização do material e as devidas condições de higiene necessárias à prática, o que pode ocasionar lesões graves ao usuário.
Danos à saúde bucal
Embora para quem busca esse tipo de aparelho a preocupação seja meramente estética; a utilização do mesmo pode acarretar consequências danosas para a saúde do usuário. O material ainda pode ser tóxico, cancerígeno, e causar problemas à saúde, como gengivite e retração na gengiva.
Vários especialista chamam atenção para outros riscos, como: problemas de mastigação, reação alérgica, perda óssea, movimentações dentárias desnecessárias e até perda dos dentes. Em alguns casos, esses danos podem ser irreversíveis.
Aparelhos falsos são clandestinos
Por serem de procedência desconhecida e não apresentarem garantia alguma de que seu uso não possa prejudicar o esmalte dos dentes e/ou causar lesões na mucosa bucal, esses materiais são contraindicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Além disso, o O Conselho Federal de Odontologia (CFO) recomenda que as pessoas só adquiram aparelhos dentários com recomendação de um profissional habilitado.
Ortodontia e os aparelhos corretos
Ter dentes bonitos e saudáveis é uma necessidade essencial para a manutenção do bem estar das pessoas. A ortodontia trabalha desenvolvendo técnicas e produtos adequados para que isso aconteça, corrigindo a posição dos dentes e da arcada dentária. Existem vários métodos e aparelhos ortodônticos disponíveis no mercado para proporcionar uma oclusão dentária ideal aos pacientes.
Um deles é o aparelho fixo que, ao contrário do de enfeite, é confeccionado com materiais seguros e apropriados para fazer a movimentação necessária para que haja um correto alinhamento dos dentes. Todo o procedimento é realizado em um consultório com um ortodontista habilitado para tal tarefa e não acarreta riscos à saúde do paciente.
Ortodontia invisível: uma solução realmente estética
Hoje os ideais estéticos são diferentes dos de cinco anos atrás, mas a busca pela boa aparência continua a mesma. A ortodontia evoluiu ao ponto de oferecer tratamentos mais discretos, confortáveis e eficazes aos pacientes. Pensando nisso, foram desenvolvidos os alinhadores estéticos, também conhecidos como aparelhos ou alinhadores invisíveis.
Feitos sob medida, os aligners são placas sequenciais confeccionados de um material transparente, quase imperceptível. Elas vão sendo substituídas, conforme o tratamento dentário do paciente evolui.
Alinhadores estéticos, confortáveis e higiênicos
Invisalign, Essix Clear Aligner e Orthoaliger são alguns dos alinhadores estéticos mais conhecidos. A procura por eles costuma ser grande, porque além de proporcionarem um tratamento mais discreto, por serem quase invisíveis, eles também são removíveis.
O paciente pode retirar os alinhadores para realizar as refeições e a higiene bucal. Deste modo, esses métodos também evitam que restos de alimento fiquem alojados entre o dente e os aparelhos, contribuindo para a redução do risco de cáries e doenças periodontais.
Cuidar da saúde não sai de moda!
Um sorriso agradável, bonito e sadio é mais que um acessório da moda é um item fundamental para manutenção da saúde bucal e do bem estar físico, como um todo. Por isso, só utilize aparelhos dentários com recomendação de um ortodontista e faça consultas periódicas regularmente.
Agende uma consulta!
O consultório do Dr. Sérgio Casarim, fica aberto de segunda à sexta feira, das 8h30 às 18h30, na Rua Oscar Vidal, nº 307, sala 402, no Centro de Juiz de Fora.
Telefone: (32) 3015.0204
Email: contato@ortodontiasergiocasarim.com